Os dias 23 e 24 de outubro marcaram a solenidade de posse da Diretoria da Federação dos Empregados em Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Sul- FECHS-RS, para a gestão 2025/2030.

Realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis e Gastronomia de Gramado – SINTRAHG/RS, o evento teve início com a realização do Seminário de Formação com enfoque em temas que desafiam a ação do movimento sindical na atualidade, com o seguinte cronograma e palestrantes:

– Apresentação do livro “A Reforma do Silêncio”, pelo autor, advogado trabalhista do SINTRHTUR de Caxias do Sul, Welldrey da Silva, apresentando um panorama histórico da evolução do Direito do Trabalho no Brasil e as duras consequências para as categorias profissionais com a reforma da CLT;

– Painel “Negociação Coletiva e Papel do Dirigente Sindical para a Superação dos Desafios da Atualidade”: Oladis Stefanon, Assessoria de Formação;

-Painel “Direitos Individuais e Coletivos do Trabalho”: Dr. Hermógenes Secchi, Assessor Jurídico do SINTRAHTUR;

– Painel “Mulher&Trabalho” – Contextualização da Discriminação Social e da Desigualdade no Ambiente de Trabalho enfrentadas pelas mulheres e apresentação do Projeto de Lei que institui a jornada semanal de 40 horas e a escala 5×2, de autoria da Deputada Federal Daiana Santos: Abgail Pereira, Ativista do Movimento de Mulheres, representando a autora do Projeto.

Foram dois dias de ampla troca de conhecimentos, debates e formulações de programas de ação para as entidades enfrentarem os desafios do movimento sindical no tempo presente, como a redução do percentual de associados, a escassez de recursos financeiros e as dificuldades de mobilização, a serem desenvolvidos com a atualização e otimização dos serviços, o uso da tecnologia digital e novos formatos para a comunicação visual com os associados e trabalhadores.

Ao mesmo tempo, debateu-se a importância da inserção da categoria nas lutas econômicas, sociais e políticas da atualidade, onde se destacam:

Estiverem representados no Seminário onze sindicatos abrangidos pela FECHS-RS, totalizando vinte e quatro dirigentes.

No último painel, apresentado pela companheira Abgail Pereira, estiverem presentes o Presidente da CONTRATUH, sr. Wilson Pereira, bem como o Secretário Geral, Sr. Geraldo Gonçalves, participando da entrega dos Certificados.

Logo após o encerramento do Seminário teve início a solenidade de Posse da Diretoria da FECHS/RS, eleita por unanimidade dos delegados sindicais no pleito realizado ainda no mês de março, cujo mandato iniciou em 15 de julho deste ano e se estenderá até 14 de julho de 2030. O Presidente Jair Ubirajara da Silva foi reconduzido para o 2º mandato, liderando a nova direção, que ficou assim constituída:

DIRETORIA: Presidente:  Jair Ubirajara da Silva; Vice-Presidente: Rodrigo de Oliveira Callais; Secretária-Geral: Rejane Carara Cabral; Tesoureiro: Hermes Cabral Carvalho e Diretor de Patrimônio: Enedir Barreto;

 SUPLENTES:  Claudete da Silva Pacheco; Simone Morales Goulart; Silvano Antônio da Silva; Moacir Wasem; Luiz André Cappelletti.  CONSELHO FISCAL: Efetivos: Paulo Sérgio da Silva Lopes; Paulo Ricardo Dadia Moreira e Augusto de Borba; Suplentes: Vianei Ressoli Schneider e Sonia de Andrade Neves.

Contamos também com a presença de Ana Carolina Bettine, Representando a FETAG-RS e do Mauro Adriano de Freitas Presidente do SETH CANELA. Além dos Sindicatos da categoria profissional, também prestigiaram a posse e constituíram a Mesa os representes das seguintes entidades: Wilson Pereira – Presidente da CONTRATUH, Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho, Secretário Geral da CONTRATUH, Guiomar Vidor Presidente da FECOSUL, Henrique Silva Presidente da FEEAC, Abigail Pereira Ativista do Movimento de Mulheres e Rejane Carara Cabral, presidente do SECOHTUR.

Todas as entidades que compuseram a Mesa fizeram uso da palavra e, além dos cumprimentos aos eleitos, destacaram a importância da FECHS/RS nas lutas do movimento Sindical do Estado e também do país, chamando a atenção para a necessidade de união de todas as categorias para o avanço das lutas de toda a classe trabalhadora.

Em especial, o Presidente da CONTRATUH, Wilson Pereira, destacou em seu pronunciamento o crescimento da atuação da FECHS/RS desde o último mandato, em que ocorreu uma grande renovação e a retomada do papel da entidade na liderança dos sindicatos que representa.

Também fez alusão ao Outubro Rosa, destacando a eficácia e o alcance do programa Viver Mulher, desenvolvido pela Confederação já há vários anos, com ênfase no combate ao Câncer de Mama, disponibilizando os materiais de divulgação aos sindicatos.

Por sua vez, o presidente da CTB/RS, Rodrigo Callais, também vice-Presidente da FECHS/RS, destacou a reconstrução da entidade especialmente no período pós pandemia, bem como apontou a necessidade de o movimento sindical se fazer presente nas lutas sociais e políticas de nosso tempo, com destaque para a restituição dos direitos trabalhistas, o combate à pejotização, o apoio ao projeto da redução da jornada de trabalho e da escala 5×2, às lutas da juventude, das mulheres, dos negros e de toda a sociedade para o fortalecimento da democracia e para a construção de uma nação livre, soberana e com justiça social.

O presidente reeleito, Jair Ubirajara da Silva, destacou que o primeiro mandato na Federação foi de reestruturação da entidade, tanto financeira quanto de atuação junto aos sindicatos, com todos os esforços voltados ao fortalecimento da representação e do seu papel na linha de frente dos sindicatos.

Medidas como a reativação de entidades sindicais que estavam sem diretoria e o apoio aos seus passos na retomada das atividades foi essencial para o fortalecimento da categoria no Estado. Da mesma forma, a Federação disponibilizou Assessoria Jurídica para as entidades realizarem suas Convenções Coletivas, além de ter promovido Ação de Reconhecimento de Insalubridade para o setor de camareiras, para todos os sindicatos que se dispuseram a ingressar em Juízo, tendo sido amplamente vitoriosa, com a normatização do percentual em 40% do salário normativo.

O Presidente agradeceu a todos os que participaram desse movimento de recuperação da Federação e ajudaram a romper com o imobilismo das gestões anteriores e recuperar a credibilidade da instituição entre seus representados.

Ao mesmo tempo, chamou as entidades para continuar apoiando e participando com garra e disposição nas lutas que hoje são cruciais para a categoria e para toda a classe trabalhadora:

 O Presidente destacou que há uma outra grande batalha que está sendo travada neste momento da vida nacional e que exigirá muito do empenho e mobilização dos trabalhadores, que é o enfrentamento dos ataques orquestrados pela extrema direita, que iniciou lá atrás, no golpe contra a Presidente Dilma, com as falcatruas da lava-jato, com a prisão ilegal de Lula para possibilitar a eleição de Bolsonaro e concretizar a odiosa Reforma da CLT.

Mesmo derrotada nas urnas, com a eleição do atual presidente Lula, é preciso ficar atento, pois a extrema direita não é apenas golpista.  É truculenta e ardilosa, bastando lembrar a invasão dos Três Poderes, no fatídico 8 de janeiro, bem como os acontecimentos no Congresso Nacional, onde tentaram tomar a mesa diretoria para se opor à prisão do ex-presidente golpista, ou na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, onde a presidente daquela Casa Legislativa orquestrou cenas inaceitáveis de violência policial contra Vereadores e Vereadoras. Episódios que servem de alerta para que estejamos atentos na defesa de nosso Poder Judiciário, independente e forte, bem como formar uma ampla frente política para condenar os ataques à liberdade e ao Estado de Direito e avançar num projeto de Nação que dê continuidade ao projeto de bem-estar social.

Ao finalizar, agradecendo a todos, citou a mensagem do filósofo Sêneca – “Se o navegante não sabe a que porto se dirige, não há vento que lhe seja favorável!” -, desejando que a clareza de propósito esteja com o movimento sindical para fazer a trajetória que lhe cabe nesse momento, com união e solidariedade, para cumprir seu papel de vanguarda na luta dos trabalhadores e continuar a ser instrumento do avanço social.

Autoria: SINTRAHTUR/FECHS-RS
Data: 28/10/2025